Onde estamos

PRÓ-REGULAMENTAÇÃO DA QUIROPRAXIA NO BRASIL


A Comissão Pró-regulamentação da Quiropraxia no Brasil – CPRQB, é uma comissão independente formada pelas representatividades da profissão dentro e fora do Brasil a fim de somar esforços no sentido de prestar esclarecimento às autoridades competentes quanto a pertinência da regulamentação dessa profissão no Brasil seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde a exemplo do que acontece no restante do mundo a 112 anos.

Segundo as Diretrizes da OMS para a Educação e Segurança em Quiropraxia e a Federação Mundial de Quiropraxia, esta profissão está estruturada em mais de 80 países a 112 anos. É uma profissão na área da saúde, de nível universitário com carga horária mínima de 4200 horas.

No Brasil existem duas universidades que tem formado bacharéis em quiropraxia de acordo com as diretrizes preconizadas pela OMS e devidamente reconhecidos pelo MEC a cerca de uma década.

Trata-se de uma profissão na área da saúde para avaliação, diagnóstico (biomecânico), tratamento e prevenção das questões relacionadas a coluna vertebral e sua influência sobre a saúde em geral.

Na Austrália, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e outros países de primeiro mundo a quiropraxia é classificada como a terceira profissão de atendimento primário de maior procura, onde o governo cobre o atendimento público de quiropraxia, as pesquisas têm revelado que a correlação custo/benefício é de relevante resultado tanto para o cidadão que recebe o benefício da melhora na saúde em geral quanto aos cofres públicos com a substancial diminuição dos gastos com internações, medicamentos, cirurgias, afastamento do trabalho e demora ao retorno das atividades.

Conheça o Código de Ética do Quiropraxista, clicando aqui.

Nenhum comentário: